domingo, 6 de junho de 2010

Posturas Básicas.

Já faz tempo que não posto aqui. Dentre os vários motivos que eu poderia citar aqui, a faculdade e a preguiça são os principais. Mas finalmente criei coragem e vou postar algo aqui. Nessa nova postagem irei inaugurar outra sessão que irá se chamar "Guia Básico de Técnicas". O objetivo dessa sessão é suprir na medida do possível as dúvidas sobre as técnicas de Aikido, sejam ukemis (quedas), posturas, tipos de pegadas, defesas, ataques e etc... Qualquer aspecto técnico ficará nessa sessão.

Para iniciar, gostaria de começar com as posturas básicas do Aikido. As vezes temos aquela dúvidazinha sobre o nome da posição que estamos fazendo no treino, pois seus problemas acabaram!

Primeiro coloarei figuras para ilustrar e depois descreverei logo abaixo.


Reverência

Na verdade, a reverência não é uma posição básica de treinamento, mas em uma arte cheia de etiqueta, como o Aikido, ela se torna muito importante. Sempre se faz reverência quando se entra e quando sai do Dojo ao O Sensei (fudandador). Deve se fazer também quando antes de se iniciar o treino da técnica com um parceiro ou ao terminar.




Seiza

Acima estão três exemplos de seiza que é a forma tradicional japonesa de se sentar. Não há muito o que falar dela, só que se deve manter a coluna sempre ereta e os ombros relaxados.


Kamae

Kamae é a postura de combate e atenção do Aikido. Fiquem atentos a distância dos dos pés. O kamae deve ser confortavel e estável. A figura é muito ilustrativa, mas não mostra que se deve sentar no quadril quando se está em kamae.



Tipos de Kamae

Respectivamente, Gedan kamae (baixo), Chudan kamae (médio) e Jodan kamae (alto).


Tipos de Base




Ai hanmi

Os praticantes ficam com as mesmas bases.




Gyaku Hanmi

Os praticantes ficam com as bases diferentes ou trocadas.



Tipos de defesa
(formas posturais)



Tachi waza

Ambos os praticantes ficam de pé.


Suwari waza

Ambos os praticantes ficam em seiza.


Hanmi hantachi waza

O uke (desfere o ataque e recebe a técnica) fica em pé e o nague ou tori (recebe o ataque e efetua a defesa) fica em seiza.

Bem, aqui termina o post inaugural da sessão "Guia Básico de Técnicas". O intuito é de ser basicão mesmo e para tirar dúvidas, por isso as descrições não são aprofundadas. Em breve mais textos.


por Thiago Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário